Plotter de Recorte - O que é? O que faz?

Publicado em
8/5/2019

Plotter de Recorte: Você realmente sabe o que é um?

Plotter de Recorte é uma máquina de precisão milimétrica, utilizada para realizar cortes, gravações e desenhos em diversos tipos de materiais guiada através de um computador. Utilizando uma ponteira diamantada, uma lâmina, caneta ou ponteira de vinco.

É possível encontrar ainda Plotter de impressão e recorte e plotter de impressão, mas não entraremos a fundo neste assunto.

Neste momento que você já sabe o que é um Plotter de Recorte, o que você pode fazer com ele?

No seu plotter de recorte Foison você poderá realizar cortes de materiais até 2mm de espessura.

Alguns materiais que você poderá cortar no seu plotter são:

  • Vinil Adesivo
  • Papel até 450g
  • Vinil Adesivo Impresso
  • Papel Kraft 450g
  • Eva até 1,8mm
  • Papel fotográfico com manta magnética
  • Papel sulfite, cartolina ou kraft
  • Feltro (até 1,7mm)
  • Papel fotográfico 250 com BOPP
  • Papel Color Plus (Cores)
  • Emborrachado
  • Power Film
  • Insulfilm
  • Acetato

E com o auxilio da ponteira diamantada ou ponteira de metal duro, você poderá utilizar seu plotter de recorte para realizar gravações em:

  • Latão ou Alumínio
  • Acrílico

É claro que esta lista é bem superficial. Eu mesmo já realizei gravações em um CD comum, como você pode ver neste vídeo no meu canal.

Agora que você já sabe o que pode fazer com seu Plotter de Recorte, vamos compreender os nomes comuns?

No mundo gráfico acabamos encontrando diversos nomes ou apelidos para determinadas técnicas ou especificações. Vamos entender um pouco delas?

Boca - Determina a área máxima de abertura de um plotter de recorte, possibilitando compreender a largura máxima de um material que pode ser cortado. Mas esta não determina a área útil máxima, apenas o tamanho máximo da abertura. Para exemplificar, em um Plotter de Recorte Foison de 24", uma E24L por exemplo, encontraremos uma boca ou abertura máxima de 70cm, no entanto a área útil de corte é de 62cm.

Vinco - Esta é uma técnica comum, utilizada para dobradura. Nesta técnica o correto seria apenas dobra, sem arranhar o material, utilizando a ferramenta de vinco. Entretanto ultimamente esta técnica foi popularizada como o leve arranhar da lâmina no papel para realizar a dobra, nesta técnica arranhamos o papel levemente, configurando seu plotter de recorte com menos força, nas áreas desejadas para não realizar o corte completo, possibilitando uma dobra fácil.

Picote - Esta técnica como o próprio nome diz picota o material para realizar a dobra. O plotter de recorte irá descer e levantar a lâmina diversas vezes nas áreas demarcadas. Porém, há quem não goste muito do efeito final.

Meio Corte - Esta técnica se baseia em realizar o corte de um adesivo, apenas na sua parte colante, deixando o liner intacto. Já viu uma cartela de adesivos destacáveis? Isso é o meio corte. Assim, teremos uma cartela de adesivos destacáveis, configurando a força, pressão e exposição de lâmina corretamente.

Base de Corte - Esta normalmente é feita de acetato ou quando de melhor qualidade, policarbonato. Esta é revestida por uma cola reposicionável que segura o material a ser cortado sem fixar nele. Esse acessório é utilizado para cortar no seu plotter de recorte, itens que não são adesivos ou adesivos em pequeno formato para otimização da área útil da folha.

Mesa Plana - Em plotters profissionais, temos normalmente um perfil mais alto, em decorrência de ser mais forte e robusto. Com isso, a base de corte acaba envergando enquanto fazemos o corte. Com isso a mesa plana mantém o material reto durante o corte, muito útil na minha opinião.

Ponteira Diamantada ou de Metal Duro - Quando desejamos gravar em materiais como metal e acrílico, precisamos de um material com alta dureza. Neste caso temos um suporte de metal e uma ponteira de metal duro ou diamantada, para aguentar a força exercida nos materiais que serão gravados. Para gravar com seu plotter de recorte é imprescindível o uso de uma destas ferramentas.

Kit Vinco - É feito de um suporte de metal contendo duas extremidades. Em cada lado uma ponta arredondada de diferentes medidas. É utilizado para realizar o vinco real, marcando o local e facilitando a dobra, sem arranhar o material. O plotter de recorte pressionará o local com a força determinada por você.

Você agora já sabe mais sobre Plotter de Recorte

Agora que você já conhece, sabe para que serve e o que pode fazer com seu Plotter de Recorte Foison, que tal dar uma olhada nos modelos e séries disponíveis? Veja o comparativo clicando aqui.

Um grande abraço!

Silvio Conceição


Por

Silvio Conceição

Criador do Fazendo a Festa Club, canal do YouTube. Especialista em plotter de recorte e personalizados.

Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar