Plotter de Recorte com Mira Laser ou Sensor Automático?

Você que esta em duvida em qual plotter de recorte escolher para fazer o famoso print and cut ou corte de contorno, neste vídeo você descobrirá qual o melhor sistema escolher, mira a laser ou sensor automático.


Vale lembrar que não exista um sistema melhor que o outro, tudo depende do que você deseja para o seu negócio, das suas necessidades e do quanto você tem para investir.

Antes de começarmos o ideal é compreender do que estamos falando. Print and Cut ou corte de contorno é o corte de material impresso ou seja, quando cortamos um material sem impressão, não importa onde o plotter corte afinal a cor é a mesma em todo o seu material. Já quando cortamos um material impresso, precisamos que com plotter de recorte acerte exatamente no local que queremos, contornando a impressão a ser cortada. Para que o plotter acerte o local indicado por você no software, utilizamos marcas de registros que são lidas pelo plotter ou indicadas por você através de uma mira laser. Desta forma o plotter conseguirá saber onde esta o desenho ou impresso a ser cortado.

Vale ressaltar que todo plotter foison faz corte de contorno. A foison oferece dois sistemas diferentes para o corte de contorno: Mira Laser e Sensor Automark


Sensor Automático

Estou aqui com a plotter C24 Pro Automark – Que é uma plotter de recorte da foison que possui sensor Automark. Pensou em sensor automático, pensou em C PRO Os modelos mais recentes estão vindo com um upgrade gratuito para o sensor multimark que falaremos mais adiante.

Lembra das marcas de registro que comentamos antes? Estas são as 4 marcas lidas pela Automark.

Esta papel é um papel resinado para sublimação, vendido na nossa parceira Economizou.com.br – A impressora utilizada foi a Epson L3150 também fornecida pela economizou! Da um pulinho no site deles, tenho certeza que tem muita coisa que vai te agradar.

Então no plotter com sensor, ele fará a leitura automática desses 4 pontos, informando ao plotter onde exatamente cortar. Você só precisa posicionar o carrinho de corte na primeira marca de registro e dar o comando para o plotter iniciar a leitura.

Agora vamos entender os pontos positivos deste sistema?


  1. Maior produtividade, possibilitando que você realize outras tarefas enquanto o plotter realiza a leitura dos registros.
  2. Menor cansaço, levando em consideração a leitura automática dos pontos
  3. Os plotters com sensor da Foison são mais rápido e mais fortes que os com mira laser, são 30cm por segundo a mais e 300g de força a mais.


E o sensor Multimark? Qual a sua diferença e vantagem?

O sensor Multimark é um upgrade do sensor Automark, a partir de 2019 todas as plotters da linha C PRO já virão com o sensor Multimark, ele possibilita o corte de materiais impressos mais longos, com maior produtividade. Os sensores Automarks só conseguem ler 4 marcas de registro, o que limita a sua capacidade de corte com print and cut para 1,5m. No caso do sensor Multimark, ele adiciona marcas em T durante o caminho, possibilitando o corte de contorno em impressos com alta metragem, mantendo a precisão e a qualidade do corte.


Mira Laser

Estou aqui com a Foison E24L, esta máquina possui o sistema de mira laser. Lembra que falamos no começo do vídeo sobre as marcas de registro? No caso da Foison com mira laser a marca de registro é diferente. Ela ocupa menos espaço na folha.

Contudo, neste sistema de corte de contorno é preciso ressaltar que você é o olho do plotter. É você que através do teclado irá avisar ao plotter se a mira laser esta no lugar correto, mas isso não significa que o processo fica mais lento, a velocidade da leitura dependerá apenas de você e muitas das vezes é mais rápida do que a leitura com sensor.


Vantagens

  1. 1- Para quem imprime em A4 esta plotter é recomendada pois tem maior aproveitamento da área útil da folha. Você pode deixar as marcas de registro que já são pequenas, nos cantinhos das folhas, apenas o suficiente para que você veja o centro da mira. Isso lhe garantirá um corte perfeito.
  2. 2- Corte de materiais mesmo em situações adversas como material muito refletivo, material com impressão torta e até mesmo amassado. Como é você que diz ao plotter se a mira esta no lugar correto, essas situações adversas não irão lhe atrapalhar.
  3. 3- Quando você acostuma com o sistema a leitura é ainda mais rápida do que nas plotters com sensor.
  4. 4- Melhor Custo benefício em relação aos plotters com sensor, se o seu orçamento esta apertado, esta é uma excelente opção.

Considerações Finais

Agora que você já sabe as vantagens dos dois sistemas, poderá escolher com maior tranquilidade qual plotter de recorte será mais indicada para você. Se você tiver qualquer dúvida deixe aqui nos comentários, será um prazer responde-lo. Lembrando que você pode comprar a sua plotter foison conosco através do nosso email contato@foison.com.br e do nosso whatsapp oficial (21)

No items found.

Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar