PaP: Topo de Bolo Shaker no Flexi

Publicado em
20/2/2020

Um super tutorial para você aprender a desenhar seu arquivo no Flexi Sign

Nesse tutorial nossa parceira Letícia Lemos da Encantos e Mimos vai mostrar para você como ela construiu esse lindo arquivo que mistura duas tendências do mercado: o Topo de Bolo e a técnica Shaker. Fica aí, porque além da montagem, você vai acompanhar o PaP de como produzir no Flexi e ainda, vai aprender como desenhar esse arquivo.

Desenhando o arquivo no Flexi

  • Moldura

Depois de Abrir o seu programa e configurar o tamanho da folha em um A4 (você pode fazer isso na sua Central de Desenho), use a ferramenta de círculo para adicionar a sua área de trabalho dois círculos, um de 16cm e o outro de 14cm.

Com os dois círculos selecionados você vai alinhar eles ambos ao centro, você pode fazer isso clicando na sua barra de ferramenta ALINHAR ou clicando no botão direito do mouse indo em ALINHAR> AMBOS AO CENTRO.

Agora com seus círculos alinhados selecione ambos e clique com o botão direito e clique em COMBINAR>COMPOR

Pronto, agora você possui um objeto vazado que vai servir como moldura do seu topo de bolo.

  • Corpo

Para fazer o “corpo” do seu Topo de Bolo Shaker, você vai precisar de 2 círculos novamente, um de 15,7cm e outro de 16cm. O de 16cm será o fundo e o de 15,7cm será cortado no acetato para ser o visor do seu topo. 


É legal cortar o acetato em um tamanho ligeiramente menor que sua moldura para ter certeza que não vai ficar aparecendo na frente e garantir um acabamento bonito no seu trabalho.


A bordinha do seu topo de bolo, que é o que vai dar o volume, pode ser feita de várias formas. Muitas pessoas fazem de fita banana, mas aqui vamos ensinar a fazer com o próprio papel, vamos precisar então medir a circunferência do topo usando a fórmula:


CIRCUNFERÊNCIA = DIÂMETRO x  π

π = 3,14


Você pode usar qualquer diâmetro entre 14cm e 16cm , usamos aqui o diâmetro de 15,5cm e tivemos como resultado 48,67. Agora já sabemos que o comprimento dessa borda terá que ter esse tamanho, e para acomodar melhor na nossa folha vamos fazer em duas tiras de 24cm que serão conectadas na montagem. Para isso, vamos criar um objeto quadrado no flexi com 2cm de largura e 1,4 cm de altura. Depois, com a ferramenta da tesoura, cortamos as duas pontas da largura do quadrado e apagamos as linhas. Por fim, multiplicamos esse nosso objeto por 12. Assim, nós teremos 12 objetos com 2 cm cada. 


Agora, nós criamos um retângulo no Flexi de tamanho 24cm de largura por 2 cm de altura. Agrupamos os dois objetos feitos e vamos alinhá-los.


  • Apliques

Para fazer apliques e adereços em seu Topo de Bolo, a Leticia utilizou um arquivo de outra caixinha do nosso Pack: A Caixa Unicórnio. Ela pegou a parte das flores para dar uma personalização. Além delas, vamos pegar flores vetorizadas disponibilizadas gratuitamente na internet para enfeitar o shaker. E claro, para fazer o efeito SHAKER, vamos utilizar purpurinas, paetês e lantejoulas feitas de acetato colorido cortados na Foison. 


Para ver esse passo a passo completo, é só dar play no vídeo abaixo e aprender com a Leticia como fazer um incrível topo shaker no Flexi Sign!


Você tem ou pensa em ter seu próprio negócio criativo sem sair de casa? Deixe seu email aqui se você quer aprender mais sobre como faturar com Topo de Bolo.

Por

Raquel Larizzatti

Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar