PaP Sereia com Papel Holler da @papelemcamadas

Publicado em
16/6/2021

No blog post de hoje você vai aprender a cortar Papel Holler com a sua Foison e o passo a passo completo para montar essa fofíssima Sereia de Papel Holler da DT da Foison Ju Medeiros, da @papelemcamadas. Para isso, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Papel Holler 1mm
  • Cola PVA Extra
  • Rolinho de espuma
  • Fita crepe
  • Papel Color Plus Marrocos 180 g/cm³
  • Papel F Card Areia 180 g/cm³
  • Papel Glitter 250 g/cm³
  • Papel Pop Set Riviera Blue 240 g/cm³
  • Giz Pastel Seco
  • Caneta Nanquim Marrom 0.5
  • Fita Banana

A Ju deu várias dicas para fazer o corte perfeito no Papel Holler e como prepará-lo para fazer o corte de forma a evitar que o papel arrepie e solte rebarbas, visto que ele é um material menos compacto que outros tipos de papel. Por isso, ela usou um rolinho de espuma para passear uma fina camada de cola PVA em toda a superfície do Holler, faça esse processo em ambos os lados. Se a cola deixar o seu papel envergado, passe o papel na laminadora em 90°, caso não tenha uma laminadora, passe um ferro de passar roupa sem vapor.

A segunda dica da Ju é caprichar a cola da sua base de corte, para que o Papel Holler fique bem fixado na base e não corra o risco de se mover durante o corte. Ela também prendeu o papel na base com fita crepe, só para garantir que ele fique imóvel. Para fazer o corte, ela utilizou a lâmina de 60°, recomendada para materiais mais espessos e cortes delicados, que exigem uma maior precisão. A Configuração de Corte utilizada foi a seguinte: Exposição da lâmina - 6; Velocidade - 50; Força - 140. É sempre importante utilizar o botão de teste para ver se essa configuração também serve para você, pois isso varia de acordo com o material cortado, desgaste da lâmina, base de corte, entre outras variações. Com o corte feito, a Ju recomenda usar uma lixa de unha nas laterais que ficaram em alto relevo, passando-a no sentido contrário de onde o material levantou, dando um acabamento melhor no Papel Holler.

Em seguinda, a Ju trocou novamente a lâmina, para usar uma de 45° que será usada para cortar os outros materiais. O papel Color Plus Marrocos é para o acabamento de trás da sereia, já o F Card vai ser utilizado para o corpo e rosto da sereia, então a Ju também fez uma marcação com meio corte para a finalização do desenho dos detalhes do rosto da sereia. É importante de sempre se lembrar de fazer o vinco, meio corte ou picote primeiro, para evitar que o papel se mova durante o corte. A congiuração de corte e meio corte foram as seguintes:

  • Corte: Exposição da lâmina - 1; Força - 90; Velocidade - 200
  • Meio corte: Exposição da lâmina - 1; Força - 30; Velocidade - 200

Mesmo sendo um papel mais fino, não se esqueça de fazer um teste antes, pois é essencial que você utilize a força ideal, nem muito forte e nem muito fraca. Já para o top da sereia, ela utilizou o papel glitter e aumentou a força do corte para 100. Mantivendo essa força e velocidade, a Ju utilizou o papel pop set para a cauda da sereia. Por último, para os detalhes da cauda, do cabelo e do rosto, ela foi usando papel Color Plus 180 g/cm³ da cor de sua preferência.

Para a montagem, passe cola com um pincel em toda a parte de trás da sua sereia em Papel Holler, para poder colar o acabamento. Utilize uma espátula para retirar todo o ar entre os papeis e esticar o papel, sempre fazendo do meio para fora, evitando rasgar o papel ou sujar de cola que sobro. Em seguida, cole a parte de cima do corpo e a cauda repetindo o mesmo processo. Para os detalhes do rosto cortado separadamente, a Ju utilizou giz pastel seco para pintar as bochecas e orelha, aproveitando para acentuar o meio corte dos olhos. Ela também pintou as orelhas, o pescoço e mãos da sereia. Com uma caneta nanquim marrom, ela fez os detalhes da sombrancelha, boca e nariz por cima do meio corte feito anteriormente. Para finalizar o rosto, ela colou os olhos cortados em Color Plus preto no rosto.

Para continuar a montagem, cole o rosto finalizado na parte do Papel Holler que sobrou. Utilize fita banana para colar essa cabeça, o top e o cabelo da sereia. Por último, finalize a cauda colando os círculos de cores diferentes, sempre intercalando as cores, com cola quente e desenhando detalhes no final da cauda com canetas coloridas.

Para acompanhar a montagem com a Ju Medeiros, é só assitir o IGTV no Instagram da Foison.

E não se esqueça de garantir o seu Molde Grátis aqui!

Sereia em Camadas da @papelemcamadas

Por

Milena Lemos

Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar