Como fazer caixinhas incríveis usando o Flexi 12 e sua plotter Foison

Publicado em
19/11/2018

Entendendo as possibilidades

Com sua Plotter Foison você poderá fazer caixinhas personalizadas utilizando a técnica de vinco, meio corte e picote. No caso do vinco, utilizaremos a ferramenta do kit vinco para obter as dobraduras nos pontos exatos.

Na utilização do meio corte, arranharemos a folha para que possamos realizar as dobras. Já no caso do picote, a lâmina irá picotar nos pontos de dobra. Nas três situações conseguiremos uma dobra perfeita nos pontos desejados.

Você vai precisar de:

  • Flexi Sign 12 La Edition
  • Base de Corte A3
  • Lâmina de 45º
  • Papel fotográfico 180 ou 230g
  • Cola para papel
  • Uma plotter de Recorte Foison
  • Impressora para a impressão das caixinhas

Entendendo o Vinco - Meio Corte

Para fazer o vinco utilizando sua lâmina, e assim marcar os pontos corretos para as dobras da sua caixinha personalizada, iremos configurar a força de corte nas áreas a serem vincadas para que a lâmina arranhe de leve a superfície do material. Lembrando que a técnica correta para o vinco seria apenas dobra, utilizando a ferramenta de vinco.

Entendendo o Picote

Nesta técnica, a plotter será programada para realizar um picote ou tracejado no ponto a ser dobrado, facilitando a dobra. Não é necessário modificar a força de corte para o picote e a parte externa da caixa personalizada. Contudo, como a plotter precisará picotar, isso acaba tornando este processo um pouco mais lento.

Passo 1 - Configuração do arquivo

Neste momento você precisará já ter definido qual técnica irá utilizar. Se for picote, não é necessário mais de uma configuração de força. Se for vinco, será preciso definir uma cor diferente para as linhas, onde vincaremos, para diminuir a força da lâmina nessa área. Para maiores detalhes recomendamos assistir ao vídeo no topo do post.

Passo 2 - A impressão

Para o corte de uma caixinha personalizada impressa, é importante que a impressão seja feita mantendo a proporção da imagem. Caso contrário, a impressora irá estivar o desenho para o tamanho máximo da folha e sua plotter não saberá que isso ocorreu, resultando em um corte fora do lugar desejado.

Passo 4 - As dobras

Como você utilizou a plotter para fazer o vinco ou o picote, este passo será extremamente fácil, porém é importante realizar todas as dobras da caixinha personalizada antes de começar a montá-la.

Resultado Final

Assim que você se habituar a criar estas incríveis caixinhas personalizadas, o processo se tornará muito fácil e intuitivo. Utilize as dicas fornecidas e pratique! Não se esqueça de comentar abaixo sua experiência com este tutorial preparado exclusivamente para você.

Um grande abraço!

Silvio Conceição - Fazendo a Festa Club

Por

Silvio Conceição

Criador do Fazendo a Festa Club, canal do YouTube. Especialista em plotter de recorte e personalizados.

Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar