Como evitar erros comuns na sua Plotter de Recorte Foison

Publicado em
3/4/2019

Quando começamos a trabalhar com plotter de recorte, é comum cometermos alguns erros que irão atrapalhar o nosso trabalho. Para lhe ajudar a dominar o seu plotter e evitar estes erros, vamos mostrar os 7 principais erros que devem ser evitados no uso diário da sua plotter foison.

#1 Alinhamento Incorreto

Normalmente acreditamos que ao colocar o material no plotter com sensor ou mira laser, o mesmo irá acertar o corte independente de como colocaremos este material no plotter. Esse é um erro comum e precisa ser destacado. Apesar de termos um sistema de mira laser ou sensor, precisamos alinhar corretamente o material no plotter de recorte seguindo os passos abaixo:

  1. Posicionar a impressão na base de corte se guiando por uma das linhas da sua grade.
  2. Posicionar a base de corte corretamente alinhada no plotter de recorte, se guiando pela régua que temos no plotter ou pelas linhas da nossa mesa plana acrílica.
  3. Iniciar o processo de leitura das marcas de registro

Seguindo este passo a passo, o corte será feito corretamente.

#2 Marcas de Registro próximas as Margens

Importante! Esta dica só se aplica aos plotters Foison que possuem sensor de leitura.


Ao tentar melhorar o máximo a nossa área de corte, aproximamos demais as marcas de registro da borda da nossa folha e com isso o sensor tem pouco espaço útil para leitura dos registros. Isso pode fazer o plotter  confundir a borda da folha ou até mesmo a grade impressa na base de corte como um pedaço da marca de registro, ocasionando assim o erro de leitura.


Para evitar este tipo de erro, deixe uma borda entre a marca de registro e a sua folha, independente do tamanho da sua impressão.

#3 Minha lâmina está arranhando o corte

Este é um erro comum, o plotter começa a cortar o material e a lâmina acaba arranhando onde não deveria. Mas qual o motivo disso?

Isso ocorre quando você acabou usando a base de corte em diversas posições diferentes, criando ondulações indesejadas na mesma. Com isso a base de corte eleva o material e quando a lâmina sai de um corte para o outro, arranha o material neste ponto. Para evitar que isso ocorra, utilize sua base de corte sempre na mesma posição. Para mais informações sobre o uso da sua base de corte, assista a este vídeo.

Outro fator que pode causar este problema é utilizar o plotter sem o acessório mesa plana, com isso seu material irá ficar pendendo, o que fará um efeito alavanca, levantando o material que está próximo a lâmina. Se você não possui ainda uma mesa plana, tente empilhar alguns livros na frente da sua plotter, mantendo o material reto durante o corte.

#4 Meu Plotter Foison não Responde!

Estou fazendo tudo corretamente, enviando o comando para o plotter e ele simplesmente não responde, nem sinal de vida. O que eu fiz de errado?

Neste caso o plotter e o computador estão sem comunicação, provavelmente a porta não foi configurada corretamente. Neste ponto vale ressaltar, se você utiliza um notebook ou até mesmo um computador e conecta e desconecta o cabo do plotter com frequência, você pode acabar se deparando com este erro mais vezes. Isto porque cada entrada USB do seu computador será identificada como uma porta COM diferente. Dessa forma, se você tem esta necessidade, grave em qual entrada USB você está conectando o seu plotter e utilize sempre a mesma.

Para configurar o programa para comunicar corretamente com o seu plotter, você irá precisar primeiro descobrir onde seu plotter está conectado. Para tal, você precisará ir no gerenciador de dispositivo.

No windows 10, digite na barra de pesquisa "Gerenciador de Dispositivos"

Acessando o Gerenciador de Dispositivos

Após acessar o gerenciador de dispositivos, navegue até a guia COM e LPT.

Veja na imagem, o nosso plotter E24L aparece como CH340.

Identificamos que o plotter está na porta COM4

Se você utiliza Windows 7, o processo será o mesmo, porém o acesso ao Gerenciador de Dispositivos é diferente. Acesse o menu iniciar, em seguida botão direito sobre o nome Meu Computador, propriedades e então Gerenciador de Dispositivos. A tela que se abrirá é semelhante a do print anterior.

Com essa informação em mãos bastará acessar seu software, Flexi ou SignMaster e informar ao mesmo a porta em que está o seu plotter. No Flexi Sign 12 esta alteração é feita no Production Manager, já no SignMaster ela é feita na guia configurações do Vinyl Spool.

#5 Meu corte sai fora do lugar

Fez tudo certinho, colocou a base corretamente no lugar, fez a leitura das marcas e seu corte saiu muito fora do local? Fique tranquilo, você apenas pulou a configuração do Offset. O Offset é a distância entre a ponta da lâmina e a mira laser projetada no papel, desta forma a máquina precisará dessa informação para compensar essa distância e acertar o corte.

A Foison facilita as coisas para você enviando o offset devidamente configurado em uma etiqueta colada atrás da sua plotter. Bastando assim pegar este valor e configurar corretamente no programa.

Atenção: No SignMaster o offset é chamado de "compensada" e tem os valores invertidos. No Flexi Sign o valor negativo é o X, já no SignMaster é o Y. Na etiqueta que vai na sua plotter de recorte Foison, há os valores corretos para cada um dos programas.

#6 O Material não está sendo cortado

É comum acreditarmos que quanto mais a nossa lâmina estiver para fora, mais corte conseguiremos, correto? Errado! No plotter de recorte, você precisa configurar uma exposição de lâmina correta para o material a ser cortado. Lâmina para fora demais pode esgarçar o material ao invés de cortá-lo.

É interessante entender como configurar sua lâmina corretamente para que este erro não ocorra. A lâmina tem uma faceta (área cortante) útil específica, e é somente até este ponto que você pode colocá-la para fora. Para configurar a lâmina corretamente ela precisa estar para fora apenas o suficiente para transpassar o material a ser cortado ou realizar o meio corte.

Lembrando que o corte perfeito é uma combinação entre Força, Velocidade e Exposição de lâmina.

#7 Quando vou cortar, minha máquina não responde ao teclado

Você enviou o comando de corte, está tentando posicionar o laser e a máquina responde normalmente, porém você demorou a posicionar uma das miras e quando voltou ela parou de responder ao teclado. Se isso aconteceu, é devido ao TimeOut, ou seja, o tempo limite de ociosidade da conexão entre o computador e a plotter esgotou-se e com isso a conexão foi interrompida.

Quando isso acontece você precisa recomeçar o processo. Vale lembrar que o timeout só ocorre quando você para de mexer no teclado por mais de 5 segundos, neste caso para que o erro não ocorra, enquanto você posiciona a mira laser, não pare de movimentar o carrinho, mexendo no teclado constantemente.

E aí, você já sabia de todos estes itens? Se você tiver algo para acrescentar, comente abaixo!

Um grande abraço e sucesso!

Silvio Conceição - Fazendo a Festa Club


Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar