Alice no País da Foison : Parte 1

Publicado em
4/12/2019

Uma Incrível História de Superação e Transformação para uma Empreendedora Criativa

Alice é mãe, empreendedora e artesã e está sempre correndo contra o tempo. Seus dias nunca são suficientes para tantas tarefas que tem para fazer: limpar a casa, fazer a comida da filha, levar e buscar na escola e ainda encontrar tempo para criar as artes, responder clientes, produzir, montar e levar suas encomendas no Correio. Cada dia que passa seu negócio cresce um pouco mais, novos clientes aparecem elogiando seu trabalho, pedindo orçamento e querendo fechar negócio. Mas ela sente que não vai dar conta - e sua máquina de corte caseira menos ainda. Sempre que aceita uma nova encomenda, dá aquele friozinho na barriga:

- será que vou conseguir entregar?

Ninguém falou que seria fácil, mas pra complicar ainda mais, hoje sua plotter caseira resolveu que não quer cortar - e às vezes parece que ela tem vontade própria mesmo. Depois de gastar o tempo que não tinha tentando fazer a bichinha acertar a leitura dos registros, acabou gastando todo seu papel e precisou sair para comprar material. Mal sabia ela da surpresa que estava aguardando pelo caminho…

Alice aproveitou que tinha que ir buscar a filha na escola para passar no seu fornecedor de materiais e repor todos os papéis que gastou tentando fazer sua máquina ler as marcas de registro. Essa é uma missão muito arriscada, afinal quem consegue dizer não a tantas tentações que habitam as prateleiras de uma Papelaria?

Mesmo sabendo do perigo, Alice não resistiu: acabou comprando, além do material, algumas ferramentas incríveis que estavam na promoção e outras que nem estavam com desconto mas que ela simplesmente “estava precisando”.

O estrago no cartão de crédito já estava feito e Alice seguiu rumo a escola para buscar sua pequena após mais um dia de aula. Enquanto caminhava, pensava na longa noite de trabalho que tinha pela frente. Desesperada, calculava o tempo que precisaria para imprimir tudo de novo, fazer todas as leituras e ainda esperar o tempo de corte. Chegou à conclusão que nem ela nem os vizinhos iam conseguir dormir muito essa noite, graças ao barulho alto que sua máquina faz enquanto trabalha. Enquanto já conseguia ouvir o tec tec tec da máquina dentro da sua cabeça, Alice estava tão distraída que nem reparou que havia começado uma obra na rua da escola. Antes que pudesse entender o que acontecia, Alice tropeçou e caiu direto numa cratera na calçada. Com ela, foi também a sacola com todas as suas compras!

Parecia mais um dia normal, afinal Alice já estava acostumada com aquela correria danada. Mas até pra quem vive sempre ligada no 220V fazendo malabarismos e contornando os pepinos  da vida empreendedora, aquilo já estava passando dos limites. Não bastasse a encomenda atrasada, agora ainda estava com a roupa toda suja e os joelhos ralados depois de cair no buraco da obra. Olhou o relógio e viu que pelo menos ainda tinha um tempinho antes de buscar a pequena no colégio, resolveu aproveitar esses breves e raros instantes para pensar na sua vida.

Sozinha, cansada e sem saber como sair desse ciclo de correrias e problemas, Alice estava - literalmente - no fundo do poço. Soltou um suspiro enquanto muitas vozes falavam em sua cabeça:

“Você não vai dar conta.”

“Bem que a sua tia avisou para parar de brincar de artesanato”.

“Isso não vai te levar a lugar nenhum”...

O desespero aumentava e os olhos se enchiam d'água quando, de repente, ouviu alguém chamar:

“Alice, não fica assim!”

Assustada, ela deu um salto pra trás quando percebeu que não estava sozinha… o susto foi maior ainda quando viu quem era o dono da voz: um fofíssimo coelho branco.

“Quem é você e o que quer comigo???”

“Eu sou o Coelho Branco, fica tranquila, estou aqui para te ajudar…”

“Olha, você é Coelho falante mas não é santo tá? Dá licença que o que eu preciso é um verdadeiro milagre.”

“Mas Alice, o fundo do poço não é tão ruim assim. Estar aqui significa que a única coisa que te resta é subir. Evoluir, mudar e se superar. Se você confiar em mim, vou te mostrar que o único jeito de você chegar onde você quer é se transformando na pessoa que você quer ser. Vem comigo?”

Em um momento de grande dificuldade, Alice sentia que não havia saída. Fazia sempre o melhor que podia, estava buscando sempre aprender coisas novas, mas ainda assim se sentia muito limitada. Sabia que seu potencial era muito maior, mas que na hora de colocar suas ideias em prática era tudo tão difícil que dava até vontade de desistir. Tinha vários desafios em sua produção que a impediam de crescer e atender a essa demanda crescente por personalizados, mas acreditava muito que esse mercado está em crescimento.

Ela tinha investido bastante dinheiro em equipamentos e ferramentas mas elas não cumpriam o prometido. Mesmo quando sua máquina de corte estava de bom humor e resolvia funcionar, Alice gastava muito tempo para fazer os cortes. Ela queria pegar mais encomendas e crescer seu negócio, mas sabia que precisava de algo diferente pois se investisse em mais do mesmo sabia que teria os mesmos problemas de sempre e já estava cansada.

O Sr. Coelho apareceu em um momento de desespero e Alice teve muito medo. Não só porque nunca tinha visto um coelho falar, mas também porque ela percebeu que havia um novo mundo a sua frente. Um grande território completamente desconhecido com um monte de coisas que ela não sabia nem o nome. Alice sabia que teria que aprender muito. Novas possibilidades estavam à sua espera e pensava se estava realmente preparada para toda essa expansão. Crescer pode ser desconfortável, desafiador, assustador. Então, Alice foi com medo mesmo. Aceitou o convite do Coelho para conhecer algo novo e que iria mudar sua vida para sempre.

Alice estava animada e assustada ao mesmo tempo. O coelho fofo e pequenino estava maior que ela. "Vamos, Alice! Estou aqui para te ajudar."

Bateu um grande frio na barriga. O Coelho trazia uma proposta muito interessante para o seu negócio no longo prazo. Ela sabia que não seria a coisa mais fácil do mundo no início e que precisaria se dedicar bastante. Pela primeira vez em muito tempo, Alice tinha esperança que sua vida poderia ser muito diferente. Ela partiu com o Coelho e estava disposta a mergulhar num novo universo e estudar novas tecnologias que podem realizar muitos dos seus sonhos.

Quando Alice começou a trabalhar com personalizados não tinha nenhuma formação ou experiência na área. Saiu do seu antigo trabalho quando teve sua filha e imediatamente descobriu a Papelaria Personalizada comemorando o batizado da pequena. Se apaixonou por esse trabalho em que consegue colocar tanto amor e carinho enquanto pode ficar pertinho e ver ela crescer.

O Coelho Branco chegou e abriu a cabeça de Alice mostrando outros caminhos para seu negócio. Aplicando tecnologias profissionais em sua empresa Alice poderia tornar sua produção mais eficiente e ganhar mais tempo para estar com sua família, fazer seus projetos, cursos, aprender e se desenvolver. Não seria muito fácil mas se ela colocasse isso como prioridade, conseguiria evoluir utilizando tecnologias melhores e mais avançadas.

Ao percorrer esse novo local até então desconhecido, Alice vai aos poucos conhecendo seu novo ambiente. Está num lugar lindo e dá para sentir no ar que muitas surpresas estão por vir.

A segunda parte dessa história continua no próximo post. Não perca aqui no Blog da Foison Brasil.

Esse foi um projeto criado pela equipe da Foison Brasil em parceria com a Papel em Camadas para a Black Foison de 2019 usando a técnica de stop motion em papel.

Ficha Técnica

Design e Criação por Papel em Camadas

Direção de Arte e Textos por Luisa Fosco

Assistente de Criação e Edição por Raquel Larizzatti

Fotografia e Stop Motion por Caio Lima

Produção e Stop Motion por Henrique Dias

Lettering por Paroles Poesia

Conceito: Foison Brasil

Apoio: Cobra CNC


Por

Henrique Dias

Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar