7 MAIORES ERROS COM A PLOTTER DE RECORTE DA FOISON 

Publicado em
7/8/2020


O nosso Blog Post da semana vai ajudar você que possui uma Plotter de Recorte e ainda comete alguns erros comuns. Se você, assim como nós da Foison, acredita que a produção sempre pode se aperfeiçoar, então, vem com a gente neste Blog que a sua dúvida pode ser esclarecida aqui nos itens abaixo. Vamos te ensinar como conseguir o #corteperfeito e a produtividade na #velocidadefoison.


Vamos começar? 


ERRO #1 ALINHAMENTO INCORRETO


Se você está chegando ao universo dos produtos personalizados ou ainda não entendeu a função da Base de Corte, a hora é agora. O material que você pretende cortar não pode ser colocado sobre a Base de Corte de qualquer maneira, você precisar alinhar o seu material em uma das linhas da Base aramada que servem como guia. É importante, também, alinhar a sua Base de Corte na Plotter, usando a régua. Esse ajuste, vai garantir a você o #corteperfeito.



ERRO #2 MARCAS DE REGISTRO MUITO PRÓXIMAS A MARGEM


Se você ajusta a marca de registro muito próxima à borda, você terá erro de leitura. A forma correta é ajustar as marcas de registro com espaçamento entre a borda. O sensor vai ler as folhas da forma correta quando houver um espaçamento, ou borda, entre a marca de registro e o material.


No caso das AutoMarks e MultiMarks, você pode adquirir o acessório da Mesa Plana de Acrílico que vai te ajudar a manter o material reto para facilitar a leitura.



ERRO #3 LÂMINA ARRANHANDO O MATERIAL


Quando você usa a sua máquina, principalmente, com a Base de Corte na vertical, o material vai descair. Conforme o material descai, ele vai levantar na outra ponta que é justamente onde o carrinho de corte está passando. Assim, com esse leve levantar, a lâmina vai arranhar onde não deveria. Solução: mantenha o material reto, a Mesa Plana é ideal para isso. Recomendações: sempre que possível, realize o corte na horizontal.




ERRO #4 PLOTTER NÃO FUNCIONA


Quando você envia para corte, mas a sua Plotter não começa a cortar o material. Geralmente isso ocorre quando a porta está mal configurada, ou seja, quando você conecta a sua Plotter no Computador ele cria uma porta, porta COM e LPT. Você precisa ajustar corretamente no seu software em que porta a sua Plotter está. Assim, seu computador vai conseguir se comunicar com a Plotter e enviar o seu trabalho.



ERRO #5 CORTE FORA DO LUGAR


O corte está saindo no lugar errado porque você não configurou corretamente o Offset. O Offset nada mais é do que a distância entre a Mira Laser ou o Sensor Laser e a ponta da sua Lâmina de Corte. Existe uma etiqueta na parte de trás da sua máquina que te informa os valores corretos do Offset. Basta você pegar o valor, jogar no seu programa e arrumar este erro de operação que a sua Plotter fará o corte perfeito. 



ERRO #6 O MATERIAL NÃO ESTÁ SENDO CORTADO


Você precisa checar a exposição da Lâmina de Corte. Muitas pessoas colocam a Lâmina exposta ao máximo, mas isso não é indicado. O valor máximo de espessura da Lâmina para cortes na Plotter da Foison é de 1 mm. Se você expor a lâmina ao máximo, ela não vai cortar o seu material, e sim, estragá- lo, porque ele ficará todo esgarçado. Você só vai usar a sua lâmina no máximo em materiais mais grossos como na Manta Magnética. Em geral, nos materiais mais finos, como papéis e adesivos você utiliza uma exposição menor.


ERRO #7 A MÁQUINA INTERROMPEU O TRABALHO


Você precisa entender que existe um limite de conexão entre a sua Máquina e o Computador. Esse limite só acontece em tempo ocioso, ou seja, se você não enviar nenhum comando utilizando as setas do teclado para mandar a plotter se mexer por mais de 5 segundos, a máquina irá interromper o trabalho. Por isso, é importante que, ao enviar o corte, você já comece a mexer nas setinhas do teclado para posicionar o seu Laser e em cada posição correta, apertar o “Enter” para pular para a próxima posição e assim consecutivamente. Quando finalizar a marcação dos 4 registros você dará mais um “Enter” para a Plotter prossiga com o corte. 


Lembrando que isso só acontece quando a sua máquina está há muito tempo sem se comunicar com o computador. Por isso, crie o hábito de sempre mandar comandos da Plotter para o computador e vice-versa, utilizando as setinhas do seu teclado.



Bora colocar em prática todas essas dicas valiosas e fazer a sua queridinha produzir na #velocidadefoison sem desperdiçar tempo e material? Espero que eu tenha te ajudado hoje e até a próxima semana. Beijos <3




Posts Relacionados

peça um orçamento

Diga qual máquina está interessado que
fazemos um orçamento pra você!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida com sucesso. Entraremos em contato o quanto antes.
Oops! Alguma coisa deu errado, por favor entre em contato diretamente através do email contato@foison.com.br
fechar